Como escrevo um livro #8: As personagens do meu novo livro



Dois anos e meio depois do lançamento de “Os Três Encontros”, fico orgulhosa em anunciar que um novo livro meu vem aí. Também do gênero Literatura Fantástica, “Almagesto - Como Chegar às Estrelas” é o produto final de um trabalho árduo de pesquisa, imaginação e escrita. Trata-se da minha versão sobre a origem do Universo e sobre nosso sentimento de não-pertencimento.

Mas, antes de apresentar a sinopse do livro, gostaria de mostrar as personagens dele. Foram elas que me fizeram persistir e finalizar a obra mais complexa e fantástica que escrevi até hoje. Suas personalidades e funções na trama me mantiveram motivada quando pensei “ter dado um passo maior que a perna” na concepção da estória. Além disso, o livro contará com as lindas ilustrações de Nathália Rossetti, que se esforçou para captar a essência e a identidade de cada personagem, além de seus aspectos físicos. Vocês podem conferir algumas destas ilustrações neste post e o portfólio dela aqui.



Diana, Construtora de Constelações

Diana significa, literalmente, divina ou “a luz que ilumina”. Era exatamente o significado que buscava para a figura da Construtora de Constelações, aquela que espalha as estrelas pelo Universo, lhe dando as formas e as configurações das constelações, garantindo que as estrelas fiquem nos lugares corretos. Além disso, este nome está associado às características da deusa da caça, com seu pragmatismo e foco, importantes para a trama que vai se desenrolar ao redor de Diana. Não humana, Diana emite um brilho etéreo e prateado, como o das estrelas.


Valentina, Astrofísica

A personagem de Valentina foi inspirada na astronauta russa Valentina Tereshkova, a primeira mulher a ir para o espaço, nos anos 60. Ela foi transformada em heroína nacional e é um símbolo do pioneirismo feminino na Ciência, um campo ainda dominado pelos homens. Inspiradora e empoderada, era o nome perfeito para a personagem de Valentina, uma (humana!) pós-graduanda em Astrofísica na ficcional Venetia Burney University, que sonha com as estrelas e com a descoberta do Universo. Aliás, o nome da universidade, Venetia Burney, é uma homenagem à garotinha que deu o nome à Plutão.

Atlas, Pensador

Os Pensadores são as figuras responsáveis por planejar e organizar quais constelações serão construídas do Universo. Normalmente possuidores de uma personalidade estável, metódica e um tanto tediosa, Atlas é o contrário disso, trazendo vida, dinamismo e conflito ao enredo. Minha intenção foi a de criar um anti-herói apaixonante e carismático e, para nomeá-lo, me inspirei no mito grego de Atlas: um titã condenado por Zeus a carregar o mundo nas costas, para sempre, com todos seus problemas e complicações. Na estória de “Almagesto - Como Chegar às Estrelas”, Atlas foge desta obrigação (ou não). Também não-humano, Atlas possui as mesmas características físicas dos Construtores.



Adhara, Construtora de Constelações

Originalmente concebida como coadjuvante, Adhara foi ganhando terreno na estória e tornou-se uma de minhas personagens preferidas. Seu nome foi inspirado na estrela Adhara (ou Epsilon Canis Majoris), que é uma das estrelas mais brilhantes e visíveis a olho nu. Tal aparência combina com a personalidade extrovertida e convencida de Adhara, também uma Construtora de Constelações.

Selene, Sábia

Toda boa estória merece um antagonista convincente. Em “Almagesto - Como Chegar às Estrelas”, Selene é a grande Sábia do Conselho e usa seu poder para manipular Pensadores e Construtores de acordo com os seus interesses e, principalmente, para esconder seu importante segredo. Selene, na mitologia grega, é a deusa da lua, e a ela são atribuídas as mudanças de humor, iras, fúrias e loucuras que acometem as mulheres.

Minha preocupação foi a de que os nomes, seus significados e a personalidade de cada personagem fossem coerentes entre si, e também condizentes com o tema de Universo que permeia todo o livro.

Se você precisa de uma ilustração e gostou do trabalho da Nathália, entre em contato com ela aqui.

Para comprar o livro
Versão impressa: Para adquirir um exemplar físico, tenho parceria com o Clube dos Autores. Lá, você encomenda seu livro com o acabamento que preferir (capa padrão, capa dura, etc) e ele chega na sua casa. Para comprar o livro, clique aqui.
Versão digital: Para adquirir o livro na versão digital, ele está disponível na Amazon. Caso queira comprá-lo, clique aqui.

2 Comments

  1. Olá, tudo bem? Acabei de conhecer seu blog e fiquei encantada com seu trabalho, parabéns.

    https://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir