Sugestão de Leitura | Saga A Torre Negra, de Stephen King


Meu primeiro contato com Stephen King foi através da saga A Torre Negra. Nunca tinha dado muita bola para ele, e jamais imaginei que ele seria o criador da minha saga favorita. Já li dezenas de trilogias e de sagas - das famosas até as alternativas e pouco conhecidas - e, para mim, nenhuma se compara com A Torre Negra.
São sete livros que contam a trajetória do protagonista Roland Deschain, meu amor imaginário por excelência. Ele é o último dos pistoleiros em um mundo pós-apocalíptico, mundo este que mistura elementos de faroeste com fantasia, ficção-científica e distopia. (Como não amar?). Com aproximadamente 340 anos de idade, Roland busca desvendar o mistério da Torre Negra e descobrir quem é o Rei Rubro, governante desse mundo.
Ao longo dos sete livros, Roland passa por diversos vilarejos, enfrenta uma série infindável de situações e problemas, tenta salvar uma série de personagens e mata o dobro deles - às vezes sem querer, às vezes de propósito. Ao longo do seu percurso, ele encontra três personagens que ficarão com ele até o fim, nesta busca pela Torre Negra: Jake Chambers (um garotinho) e seu cachorro Oi, Eddie Dean (um ex-drogado que cai por acaso no mundo de Roland) e Susan.
O universo de A Torre Negra é impressionante. Tem portas que transitam as personagens em dimensões paralelas. Tem um vocabulário, estrutura, músicas e poemas próprios. Em cada livro, surgem personagens muito interessantes e bem construídos, sempre envoltos em um ar de mistério e suspense. Ou seja, não é possível prever o que eles irão fazer e de que lado eles estão. Além disso, o misto de faroeste com fantasia faz surgir acontecimentos que prendem muito a atenção do leitor, e é preciso mesmo prestar toda a atenção possível na leitura pois todos os elementos - todos, nos sete livros - juntam-se no final.
E o final é o melhor que já li na vida. Sério.
Roland é amargo, mau humorado e pessimista e, mesmo assim, cativante. Ao longo dos livros, King vai contando aos poucos sua infância, suas origens e o motivo de ele quer tanto descobrir o mistério da Torre Negra. Esta construção gradual da personagem dele o deixa ainda mais interessante.
Para quem gosta de história em quadrinhos, algumas das aventuras que ele passa nos vilarejos foram transformadas em HQ (foto ao lado). Obviamente, elas não tem a profundidade e o drama dos livros, mas cumprem bem o seu papel. No meu caso, imaginei um Roland bem diferente das HQs e, por isso, não gostei tanto delas. Mas comprei-as mesmo assim, afinal, gosto de colecionar.
Stephen King demorou trinta e três anos para escrever a saga. Sim, você leu corretamente. Ele começou a escrevê-la em 1970, quando ainda era um estudante universitário, e só terminou em 2003. Em 2012, ele lançou um oitavo livro, chamado "O Vento pela Fechadura", que se propõe a ser uma continuação, mas acaba sendo um complemento à estória original.
Para quem ficou interessado em saber mais sobre esta obra sensacional, existe uma Wiki somente para ela, disponível aqui.

3 Comments

  1. Essa saga é meu sonho de consumo, haha. Stephen King é meu autor preferido e tenho muita vontade de adquiri-la, pena que atualmente é difícil de encontrar, pelo menos eu achei. Mas a história parece ser excelente, darei mais uma procurada!
    Beijos

    http://sonhandoatravesdepalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Essa saga é meu sonho de consumo, haha. Stephen King é meu autor preferido e tenho muita vontade de adquiri-la, pena que atualmente é difícil de encontrar, pelo menos eu achei. Mas a história parece ser excelente, darei mais uma procurada!
    Beijos

    http://sonhandoatravesdepalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thainá!

      Eu sempre vejo promoção dos livros no Submarino, sabia? Fico até com raiva porque na época paguei carinho pelos livros, e agora eles estão à venda por menos de R$20. Dá uma olhada lá!

      Beijos!

      Excluir