Galeria de Fotos #13 | Empório Canela (RS)


Um dos sonhos que tenho é ter um sebo-livraria-restaurante. Gostaria de ter um lugar que fosse uma extensão da minha casa e que as pessoas se encontrassem para ler bons livros e comer uma ótima comida. De vez em quando, planejo este sonho, faço contas de quanto precisaria haver de investimento e coisas deste tipo mas, até agora, ele ainda não é viável.
Na última viagem que fizemos, passeando pelo centro da cidade de Canela (RS), eis que me deparo com o Empório Canela, a concretização do meu sonho.




O Empório Canela fica numa casinha de madeira linda e, logo na entrada, o cachorro do local estava tranquilamente comendo em seu potinho, ao lado de um grupo de pessoas sentadas em cadeiras no jardim. Fomos recebidos pela pequena livraria e seu acervo super bem escolhido: havia muitos livros de ficção, fantasia e de escritores brasileiros, além de uma estante dedicada a autores gaúchos.



No centro da livraria, o espaço era dedicado aos livros mais populares do momento. Em termos de preço, não eram mais caros do que os preços das livrarias grandes. 
Além da livraria, havia também um espaço dedicado a um sebo e artesanatos espalhados por todos os lugares. Como o Empório Canela fica em uma casa, as mesas para quem quisesse comer ficavam dispostas nos demais cômodos, como se a casa fosse composta de várias salas de jantar. 



Este Empório foi um dos lugares mais irresistíveis que eu já conheci e os proprietários do local conseguiram traduzir todo o meu sonho. Havia uma atmosfera de gente-que-gosta-de-coisa-antiga, que sente saudade da avó, que gostava dos velhos tempos sem tecnologia e trocava qualquer badalação do mundo por um bom livro. 
Comprei dois livros: "Chamado Selvagem", de Jack London (com adaptação da mamãe Clarice Lispector) e "Não me abandone jamais", de Kazuo Ishiguro.


E como se já não bastasse todo o meu encantamento com o lugar, qual não foi minha surpresa quando me entregaram os livros comprados numa sacolinha de... balões, o símbolo do Perplexidade e Silêncio! Minha vontade foi de abraçar e agradecer todos os envolvidos por fazer aquele lugar existir. E quando compartilhamos minha paixão por balões, ganhei mais sacolas! (:

Se alguém um dia for passear pelas Serras Gaúchas, não deixe de conhecer o Empório Canela. Fica em frente à igreja de pedra.

Conhece algum Lugar Literário que vale a pena eu conhecer? Deixa aí nos comentários!

2 Comments

  1. Oi, Ruh!

    Que vergonha de dizer que nunca entrei nesse lugar e_e
    Da última vez que fui à Serra foi na Páscoa, mas eu estava com uma amiga e só fui turistar mesmo, nem deu tempo de ir a qualquer outro lugar que não fosse os mais emblemáticos. Quando eu era mais jovem 13-15 anos, eu e minha família íamos todo ano pra lá, mas só íamos nos chalés de 1,99 (tipo isso) e bugigangas. COM CERTEZA, da próxima vez em que voltar vou ir ao Empório! Parece muito fofo *-*

    P.S.: Estou esperando uma postagem com as fotos da viagem e a sua opinião sobre o RS :D

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Ain.. q lindo! *_*

    C vai gostar do Chamado da Floresta. É aquele q eu comecei a comentar, mas nunca te entreguei rs*

    ResponderExcluir