Quero Ler #5


Em breve teremos mais um "Já Li', pois estou focada (!) em ler os livros que coloco aqui nesta sessão. Mas como, infelizmente, não tenho tempo 100% livre para leitura, a pilha de livros pendentes é infinita. Aqui vão mais livros do "Quero Ler".


Charlie e o Grande Elevador de Vidro - Roald Dahl

Poucas pessoas sabem que existe uma continuação para "A Fantástica Fábrica de Chocolate" e é este o livro. E, como fã de Literatura Infantil que sou (no meu canal do YouTube tem vários vídeos a respeito), me interessei na hora por ele.
O livro continua a estória exatamente do mesmo ponto onde "A Fantástica Fábrica de Chocolate" acabou e começa com o Charlie e sua família no elevador de vidro da fábrica. O elevador, assim como todo o restante da fábrica, é bastante excêntrico, eles vão parar orbitando ao redor da Terra, dentro do elevador, e acabam aterrisando no Hotel Espacial U.S.A.
No Hotel, eles são confundidos com espiões pelos astronautas que lá residem e a estória continua a partir daí.
Antes de mais nada, é preciso estar familiarizado com o universo todo da Fábrica de Chocolate, pois muitos termos e personagens retornam, sem maiores explicações.
Fiquei com mais vontade ainda de ler este livro depois de ter visto este post no Aceita um Leite?




Lolita - Vladimir Nabokov

Já mencionei anteriormente que tive uma fase de ler clássicos e acho um absurdo que eu nunca tenha lido Lolita. Fico indignada comigo mesma. 
Lolita é um livro dos anos 50, quase 60, e retrata bem a libertação sexual que estava ocorrendo naquela época. 
A estória é narrada por Humbert, que nos conta logo de cara que já morreu, assim como Lolita. Sim, o fim é dado ao leitor logo no prefácio. A narrativa, então, volta-se para sua vida quando ele conhece Lolita. Ele vai morar numa pensão e se apaixona pela filha da dona da pensão, Dolores (sim, a Lolita) que tem - pasmem! - 12 anos. 
Ele acaba se casando com a dona da pensão para poder ficar perto de Lolita e, então, vira seu padrasto. E a mãe dela morre. E ela fica sozinha aos cuidados do padrasto/amante.
Sei que tem um adaptação para filme feita pelo Kubrick nos anos 70 e - ódio de mim - também nunca vi. 




Black Orchid - Neil Gaiman (DC Comics)

Eu também gosto de ler HQs, principalmente as escritas pelo Rei Neil Gaiman. E a próxima que está na minha lista é Black Orchid.
Esta HQ fala da estória de Susan Linden, que era uma mulher lindíssima antes de sofrer uma série interminável de abusos e violência doméstica. Ao morrer, ela renasce como a Orquídea Negra, uma misteriosa super-heroína que luta para combater os crimes que ela mesma sofreu quando humana.
Não sendo nem completamente uma planta, nem completamente um ser humano, os vilões não conseguem combatê-la e ela vai ganhando força.
E, por ser da DC Comics, a HQ é permeada por diversas referências a outros universos e personagens, como a Hera Venenosa, por exemplo.
E Dave McKean, parceiro inseparável de Gaiman nas ilustrações, também está presente. Como não amar?




Para ver os "Quero Ler" dos meses anteriores, clique aqui.
E para ver os que eu Já Li, clique aqui.

1 Comments

  1. Como sabe, estou lendo Lolita e bem... ñ sei definir ainda. A impressão é estar dentro da cabeça de um pedófilo. É interessante, escrita é foda e tudo bem construído...oq torna as coisas mais agoniantes eu diria. Por ser o narrador criamos um vinculo com H.H., porem não é uma personagem possível de nutrir afeto...

    Gaiman <3

    ResponderExcluir